sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Bom Atendimento no e-Commerce

Bom dia? Como vai? Aceita um café? Em que podemos lhe ser útil? Essas são formas genéricas de um atendimento que prima pela cordialidade e educação no mundo real. Mas como podemos oferecer um atendimento de qualidade no mundo virtual?

Vivemos numa economia de mercado acirrada onde, muitas vezes, o negócio principal (core business) da empresa não é percebido pelo cliente, e sim sua forma de atendimento. Parece brincadeira, mas os detalhes de um (bom) atendimento substituem, muitas vezes, as questões básicas dos serviços de uma empresa. É interessante observar que, o que está por trás disso tudo é o relacionamento. Prezar por ele é primordial para ter uma clientela mais próxima do que chamamos de fidelidade!

Para ter um bom atendimento em seu comércio eletrônico você deve ter em mente que os usuários vão viver uma experiência comercial em seu site/ loja virtual. O que você deve fazer é se esforçar é para que essa experiência seja positiva. Para isso vale a pena observar itens chave como: a escolha de um bom nome para seu domínio – pertinente à sua atividade e de fácil assimilação de seu público; um layout harmonioso; uma programação de sistema leve, escalonável (que ela possa suportar o crescimento de seu negócio) e de fácil usabilidade.

Dessa maneira seu cliente terá uma relação amigável com sua loja virtual. Encontrar facilmente o que deseja é o que todo mundo quer! Informações básicas, importantes como endereço, telefone fixo, CNPJ/ CPF, também fazem toda a diferença. De nada adianta ter uma variedade de canais de comunicação se você, de fato, não faz uso deles. Esse é um item que merece toda sua atenção, porque somos massivamente estimulados a fazer uso de várias mídias sociais, como forma de comunicação com os clientes, e sequer oferecemos uma linha telefônica livre. Se você conseguir dar conta de todas as múltiplas fontes de contato com seus usuários, parabéns!! Do contrário, prefira a funcionalidade e, aos poucos, implemente aquilo que vai fazer diferença à sua clientela. Foco no cliente, não em você!

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